#CSH: Quadrilhas Juninas é tema da segunda live da edição especial do Conversando Com a Sua História
Na última terça-feira (22) aconteceu o segundo encontro da edição especial do Conversando com a sua História. Promovido pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), a atividade contou com a participação de Soiane Gomes que bateu um papo sobre o lançamento do seu e-book: “Arromba Chão que anima o salão - Quadrilha de São João”.
A edição especial tem o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos contemplados na categoria Memória, do Prêmio Fundação Pedro Calmon e contou com a mediação do diretor do CMB, Walter Silva.
Segundo Walter, o resultado obtido na pesquisa é uma importante contribuição para a preservação e difusão da história e memória da Bahia. “Ela conseguiu elaborar o mapeamento das quadrilhas juninas em atividade na Região Metropolitana de Salvador, e os concursos ainda existentes”.
O livro revela as narrativas das memórias dos quadrilheiros juninos quanto às características que compõem as quadrilhas juninas soteropolitanas e apresenta um mapeamento de grupos de Quadrilhas Juninas da Região Metropolitana de Salvador.
Para Soiane, a quadrilha junina é algo para além da brincadeira. “Envolve uma história, uma comunidade, os símbolos culturais e relações inter-geracionais”. Abordando questões relacionadas à quadrilha junina, a autora apresentou o e-book composto por três capítulos que conta desde a trajetória histórica, como a dança veio da Europa através das tradições camponesas e como se constituiu no Brasil.
No decorrer do livro, Soiane, dançarina, que sempre se interessou em estudar danças populares, traz um mapeamento de quadrilhas juninas da região metropolitana de Salvador e finaliza, saudosamente trazendo fotos da década de 80 até os dias atuais.
Comentários
Postar um comentário